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9 “Frutas” a Cristalizar antes do Inverno- ideias para adocicar a procura e aproveitar o Outono.

November 15, 2018

 

Às portas da época baixa, criatividade precisa-se. E porque não investir no realce de cada estação, já que somos players de viagens e dos argumentos para se viajar. E o Outono é o mês da mudança e do aconchego, com os dias frias que pronunciam o Inverno. E a dois meses do fim do ano, que melhor argumento que um mindset de novidade e mãos à obra.

 

 O que se pretende é chamar a atenção dos sedentos de novidade, daqueles que já precisam de umas mini férias ou de um simples break da rotina. E claro, se pudermos igualmente aliciar os que já estão prontos para um novo ano, vamos criar as condições perfeitas para a criatividade e a preparação dessa mudança. Seleccionamos por isso as frutas da época a cristalizar e recorrer como estratégia este Outono, antes da invasão do Natal

1. But first coffee. Esteja a alojar um influencer (época baixa é perfeita para o efeito!), um executivo que viaja em trabalho ou um freelancer com vontade de trabalhar fora de casa, a cafeína e a teína (chá) têm que estar presentes. Invista em máquinas de café ou chaleiras de água se não em todos os quartos, pelo menos nas áreas comuns e acessíveis 24h, de preferência com copos de papel on-the-go. Um gesto simples que combina tão bem com trabalho e inspiração e ah, delicioso para se "instagramar".


2. Late check-out: a sensação de se poder realmente aproveitar com o benefício de se poder ficar até mais tarde. Sim, vai interferir imenso com a logística do pessoal de limpeza, mas falemos abertamente: o que acontece se aquele quarto só for limpo no dia seguinte, não me diga que está com assim tanta ocupação?! Outra hipótese será ter que pagar horas extra ou alterar de todo o horário do pessoal naquele dia para garantir uma limpeza tardia dos quartos, seguramente o ganho da venda dos quartos e das despesas dos hóspedes no alojamento pagará esse custo, não? 


3. Wine hours: se são apreciados no Verão, imagine-se no frio, junto a uma salamandra acesa (ou uma fogueira, ou simplesmente um par de velas aromáticas). Com ocupação apenas a 30%? Escolha uma marca de vinho mais acessível e junte-se ao brinde, mas nem por isso deixe de o fazer. Somos um país com vinhos muito, muito bons, mesmo low budget. Acompanhe com salgados e doces: chocolates/tâmaras/passas ou frutos secos/bolachas de água e sal/queijos servidos numa tábua de madeira. Mais uma vez, a vela acesa não pode faltar servida com uma playlist de música que encha a sala.


4. Pick nick basket: Há muito que quer implementar no seu alojamento essa oferta, mas a desculpa de falta de tempo e pessoal para o fazer em época de grande movimento fê-lo adiar para... agora mesmo! Está na moda, é pratico, compensa em certa forma a ausência de restaurante/serviço de refeições e melhor ainda, contribui para a criação de laços com o cliente, que se relaciona connosco fora de portas. Não faça por menos e pense no set-up completo na hora de investir no que comprar. Lembre-se que vai de-utilizar a cesta- manta xadrez, cesta de vimes e uma carta com algumas opções de pick-nick. Agilize e garanta uma pré-preparação dos menus e motive o seu hóspede a fazer esse pedido, sem obrigação a pedidos das mesmas com demasiada antecedência. Mentalize-o para esse serviço logo no acto da reserva ou no e-mail de confirmação e lembrete da mesma.

 

5. Family in Mind: todos gostamos de histórias e não precisa de um atestado para ler uma. Se precisa de uma benção para o fazer, aqui tem a nossa. Já leu histórias. Sabe ler? É pai? É filho de alguém pelo menos, não!? Então tem competência para o fazer. Organize simples sessões e momentos “family mingle” com a leitura de livros bonitos sentados no chão com almofadas ou sofá, em sessões de 20-40 minutos que podem ser simples a meio da manhã ou tarde, com leite e biscoitinhos. Não estrague essa ideia com televisão a passar o Mickey aos gritos ou o histérico Rucca (a não ser a exibição de um filme de animação com projecção em jeito de cinema!). Pode animar a sessão de leitura de um conto (ou dois) escolhendo livros grandes com pouco texto, com fantoches e no final distribuir folhas ou mesmo pequenos livros de colorir de personagens ou excertos do livro. Espreite tudo sobre o worldshcooling neste post e nas vantagens de investir nesse segmento.


6. E já que falamos no tema, sessões de cinema gratuita com pipocas. O que tem a ganhar? Contribuição para a sensação do value for the money, já para não falar de mais uma oportunidade de se relacionar com o hóspede e do mesmo criar uma relação emocional com a propriedade.


7. Pequeno-almoço que se transforma em Brunch. E porque não abrir mesmo portas ao público. Experimente! O pior que pode acontecer é não ter adesão e continuar só a servir pequeno almoço até tarde aos seus hóspedes! Promova junto de bibliotecas locais, empresas com redução no valor mediante aquisição atempada (para poder organizar a cozinha). Já tentou em tempos e não resultou!? Tente outra vez!


8. Cliente Mistério e Formação de Equipas: para além das iniciativas a pensar na promoção, trata-se da época perfeita para avaliar a performance do nosso alojamento através de auditorias de hóspede mistério a realizar internamente e como forma de estudo e busca de inspiração em hotéis concorrentes (a th2 poderá partilhar uma check-list de apoio ou mesmo desenvolver este trabalho consigo). Cansados e exaustos da época alta, é a altura certa para ouvir os seus colaboradores, dando-lhes voz em acções de formação internas, debates e sessões de open-door.


9. Que imagens associar? Prepare o seu banco de imagens , com captações prontas a publicar no site, redes sociais e demais cartazes. É época de rolas de canela e bolos similares, mantas xadrez, peúgas de lã, sopa e creme de abóbora-manteiga com sementes, latte de abóbora, vinho à lareira, folhas amarelas, castanhas e vermelhas, jardins e florestas com luz de fim de dia bem amarelados (ou mesmo fotografias dos quartos nesses tons), frutos secos torrados, livros e velas acesas.


A estratégia não precisa ser um caldo mágico e inatingível, nem uma fórmula secreta onde vemos resultar em alguns hotéis e no nosso não. Seja criativo, verdadeiro e sem tabus na hora de promover o seu alojamento. Aposte igualmente numa comunicação regular e que garanta a propagação destes Add-ons, espreitando a nossa área reservada th2 com documentos de apoio.

PS- Em alguns casos ainda vai a tempo de promover as festas de Natal... de 2019! Estamos a brincar e a ser derrotistas, felizmente não somos alemães e pequenas empresas podem ser (ainda) target dessa desorganização a nosso favor. Promova tudo o acima descrito na aproximação às empresas, incluindo aquela suite que nunca consegue vender por ser grande demais, agora convertida numa sala de reuniões intimista!

Bom Outono :) 

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