Archive

Please reload

Tags

Please reload

5 ideias de Turn Down para hoteleiros

April 15, 2018

"Boa noite" é o que se pretende com esse serviço tão antigo na hotelaria. Não fosse a hotelaria a indústria do sono (e sonhos) por excelência. Afinal, vendemos noites!

 

O turn-down é a transformação do quarto num local aprazível para dormir, que convide ao descanso. É como a criação do cenário perfeito para se repousar. O hóspede não terá o trabalho de retirar as almofadas decorativas, a maçada da abertura de cama (sem que se soltem lençóis por todo o lado) e chegará ao quarto com um convite a desfrutar da cama. O pessoal do Housekeeping (ou alguém da recepção em sua representação, dependendo da dimensão do alojamento), depois das 18h00/19h00 e preferencialmente sem a presença dos hóspede percorre os quartos para a retirada das colchas e almofadas decorativas e abertura de cama. Há turn-downs tão bem feitos que mais parecem um aconchego de boas-noites, como fazia a nossa mamã. Um autêntico "beijinho" de "dorme bem", estás em segurança. E não são esses os valores que queremos que sintam? E não é esse mesmo o caminho para a criação de relação com o cliente?!

 

Deixamos aqui algumas ideias criativas de turn-down fáceis de implementar, que vão muito além do chocolate ou como dizem os brasileiros "bala de menta" na almofada:

1) Termo com chá e duas chávenas + biscoitos

Não vale um termo feioso de plástico. Não, não chega "o que conta é a intenção"- somos hoteleiros e estamos a servir os nossos hóspedes, convidados e por isso temos que garantir que os servimos com o mesmo bom gosto com que decoramos o alojamento. Um pesquisa por fornecedores de hotelaria e visitas a lojas de decoração e encontrar-se-á o termo perfeito, pequeno, bonito e elegante que contenha o nosso chá-convite de noite tranquila. As saquetas são servidas à parte, preferencialmente no mesmo prato, tabuleiro, tábua ou pequena bandeja onde estão os 4 biscoitos, preferencialmente artesanais ou simplesmente caseiros, hand-made pelo hoteleiro que adora servir o seu hóspede e que tudo fará, genuína e realmente, para agradá-lo.

 

2) Resguardo à beira da cama e chinelos

O quarto já disponibiliza chinelos e é na altura do turn-down que eles são colocados à beira da cama, em cada lado da cama. E se ainda estão por utilizar nas suas embalagens de origem, será um convite ao uso, retirando-os dos plásticos e colocando-os então junto à saída de cama. Ao lado um resguardo branco em algodão no chão. É um ritual antigo de várias culturas se entrar na cama, para o mundo do sono de pés limpos, puros. E por tantas razões, o hoteleiro quererá que os seus hóspedes o façam, não concorda?

 

3) Previsão do estado do tempo

Preparar a roupa certa na noite anterior passará por saber qual a temperatura e estado do tempo. Impresso num papel grosso (cartolina de 180 gr branca, com o logotipo, num postal ou A5 ou A6). Uma mini previsão meteorológica indicando temperaturas máximas, mínimas do ar e água do mar (se aplicável) humidade e estado do vento ao logo do dia. Útil! Quem não adora informação útil?

 

4) Poesia /Frase inspiracional

Mostre a nossa cultura, que é culto e que pretende dar a ensinar os nossos feitos. Agarrando um poeta local ou nacional, faça um levantamento de autores, escritores, poetas, músicos e subscreva excertos, sonetos, frases e contos num papel não maior que um postal ou marcador de livro, sempre com a presença do logotipo do alojamento e deixe na cama ou mesinha de cabeceira do hóspede.

 

5) Mini conto infantil

Mostre que não só admite crianças, como são bem-vindas. Prove que não só tolera pequenitos, como tem gosto em servi-los e recebê-los. Disponha de banheira para bebés além do berço. E quantos hotéis nem roupa de cama adequada (e condizente com a decoração) dispõem... vergonhosamente, muitos! Bom, suspiros à parte o que se recomenda é a compilação de contos infantis para se contar antes de adormecer. Variar e prever que a criança não quererá ouvir todas as noites a mesma história. Adaptar histórias e re-escrevê-las para que fiquem curtas é o desafio. E simplifique: 2 postais unidos no canto superior esquerdo por uma fita ou no limite, agrafo, impressos frente e verso, dará seguramente uma boa história. Peça ao seu designer para preparar 5, 10 histórias em português e inglês.

 

Não se esqueça da nacionalidade do hóspede, traduzindo toda a informação que disponibilizar. Deseje "boa noite", "sono descansado", "noite feliz", "boa viagem ao mundo dos sonhos"... E de manhã, pergunte sempre se o hóspede dormiu bem.

 

 

 

Please reload

Recent Posts

August 23, 2019

May 13, 2019

Please reload

(+351) 210 994 958

Avenida Álvaro Pais, 12D Lisbon Portugal 1600-007

  • Blog

©2019 BY TH2