Archive

Please reload

Tags

Please reload

A Mudança é Assustadora

March 27, 2018

Representa uma alteração, uma transformação e se para alguns é um ritual e modo de vida, para outros a mudança pode ser assustadora, causar medo. E ninguém gosta de reconhecer que tem medo- um tabu que arrastamos desde a infância.

 

Fala-se em "dar o passo", "arriscar" e "inovar", mas há muito mais por trás desses dizeres. Referimos aqui 3 razões que nos impedem de mudar e como contornar:

 

 

1) Requer envolvimento e participação

Contrariamente à posição em que nos encontramos, a mudança vai exigir de nós esforço. E insultos à parte, ninguém será rotulado  preguiçoso por não mudar, nada disso! Trata-se de um "shift change", como um degrau que precisamos subir ou descer, terá que haver envolvimento do pé, querer do corpo em mexer-se. Digamos que o nosso cérebro associa esse esforço ao mesmo que o associado ao de iniciar ginástica ou exercício físico. "Tenho que me preparar".

"Como ficará o meu projecto depois da mudança?" "Eu sei como ele está agora, mas não sei como ficará." "E se ficar pior? Terei que reconstrui-lo?" "E se ficar melhor, conseguirei lidar com o seu sucesso? "

 

2) Medo

É natural e a experiência ensinou-nos que é o que nos faz actuar mais rapidamente (adrenalina), proteger o nosso corpo e analisar o que vem a seguir. Não é um medo aterrador (bem, para algumas pessoas a mudança pode parecer) e a gestão da mesma é indispensável. O erro está em abafar ou fazer de conta que o medo não existe. Ainda que minúsculo, temos medo de entregar o nosso negócio, aceitar ajuda, expor o que não sabemos, revelar a nossa operação. Guess what? Também nós temos medo, mas o índice de confiança + a visão dos resultados fazem-nos ultrapassar o medo e lidar com ele com a importância q.b que ele deve ter: está lá para nos alertar, não para assombrar e impedir.

 

3) Novidade

A mudança é a alteração de patamar, um virar de página. Estar preparado para a mudança nem sempre é estar preparado para a novidade, mas invariavelmente ela terá que acontecer e essa sabe bem, sendo por si só bem-aceite se dita assim, fora do contexto da mudança e do medo. E há algo tão poderoso no factor novidade que empurra qualquer negócio na direcção certa quando bem preparado e planeado. Sim, que isso de mudar não é só vontade. Estratégia e planificação "cautelada", real requere-se. A novidade é extremamente motivadora e pode ser o primeiro resultado da mudança. Quer-se que seja recorrente, para que o seu efeito se perpetue.

 

Em suma, vamo-nos equipar e preparar para realizar esse exercício de mudança. Reconhecer um medo que não é mais que maturidade de quem não pretende perder tempo, mas sim garantir ajuda, desenvolvimento, progresso de objectivos e metas. Injectar um dia de trabalho com novidade, assente num planeamento assertivo é a cereja.

 

Bom trabalho e boas mudanças ;)

 

 

 

 

Please reload

Recent Posts

August 23, 2019

May 13, 2019

Please reload

(+351) 210 994 958

Avenida Álvaro Pais, 12D Lisbon Portugal 1600-007

  • Blog

©2019 BY TH2