• Luis Neto

Mudança de Paradigma


Defrontamos por estes dias o maior desafio das nossas vidas pessoais e profissionais.

Contra um inimigo invísivel, 3 Gerações que hoje convivem no Mundo, não tem ideia como ultrapassar e defender-mo-nos desta crise sanitária e económica.

A grande mudança, principalmente nos países do Sul da Europa, dá-se a partir do momento que temos que passar o nosso escritório físico para dentro da nossa casa. Aqui encontramos o primeiro problema, pois a maior parte de nós nunca pensou que isso poderia acontecer. Levar trabalho para casa é um hábito, onde uns minutos no sofá com o tablet ou o computador, ou até na mesa de jantar/cozinha, conseguimos realizar essas tarefas “urgentes”.

Equação: Filhos (as) + Marido / Esposa + Trabalho + Refeições + Tarefas + Exercício Físico + etc

= a uma grande dor de cabeça.

Nós Portugueses somos conhecidos internacionalmente pelo fantástico trabalho que desempenhamos nas diferentes áreas, mas também por algo que é só nosso e característico da personalidade de cada um. Conseguem adivinhar? Claro, o célebre “desenrasca” Português.

É nesta base que vamos passando estes longos dias de quarentena. Por isso conseguimos no mesmo espaço organizar as refeições do dia, realizar reuniões com as nossas equipas, gerir o tempo com os filhos e até realizar algum exercício físico.

Mas a grande mudança espera-nos depois desta quarentena, ou de quando a pandemia passar. Para isso existem diferentes artigos que vos falam sobre como vai ser o Mundo no pós-COVID, mas o que realmente importa é a visão que nós “sulistas” da Europa iremos ver o nosso posto de trabalho e o nosso “escritório”. Não só nós, mas como também as próprias empresas.

Será que necessito de um edifício tão grande?

Será que preciso de ter este número de colaboradores efectivos neste local?

Será que esta reunião é necessária?

Será que esta viagem é necessária?

Para além destas perguntas, muitas mais poderemos fazer, mas o que consigo ver no Futuro é que existirá uma redução no espaço físico dos escritórios das empresas; que os escritórios individuais irão passar a openspace sem lugar fixo; que os efectivos a 100% no escritório vão ser menos; e o principal, vamos conseguir finalmente aliar a vida Pessoal com a Profissional. Algo que os nossos Primos do Norte da Europa já o fazem à anos…..

(+351) 210 994 958

Avenida Álvaro Pais, 12D Lisbon Portugal 1600-007

  • YouTube
  • Pinterest

©2019 BY TH2