• Luis Neto

Lock Down


A indústria hoteleira Mundial vive neste momento o pior dos cenários alguma vez pensados e sem tempo temporal de existência. Para já o consenso generalizado é que as coisas vão piorar antes de melhorarem.

Por outro lado,olho para esta crise e comparo a mesma com o pós atentados 11/09/2001. Porquê? Porque esta crise, para já, não é financeira, nem económica – os cidadãos continuam a ter dinheiro para fazer face às suas despesas correntes futuras. Para já disse eu! Mas o que se passou após os atentados, foi um pouco aquilo que hoje se passa no mercado global da hotelaria: clientes a cancelar voos e viagens; férias reservadas meses antes, canceladas em cima da hora, etc…

A única diferença é que ontem não tivemos hotéis a encerrar, funcionários despedidos ou enviados de férias, empresas a falir, etc. Sem dúvida que o tempo é diferente, mas devemos sem dúvida olhar para este desafio como uma forma de nos reinventarmos e de mudarmos todos os pontos negativos que nos são apontados pelos reviews nas diferentes plataformas.

Assim o nosso plano de ação será:

1. Analisar os nossos recursos humanos e verificar quais os que estão alinhados com a estratégia de crescimento da empresa;

2. No terreno e em operação constante as nossas equipas de Manutenção, nada melhor que este tempo para se efectuar toda a manutenção a equipamentos, edifício que não temos tempo para realizar quando em operação a 100%;

3. Tirar partido de um número menor de reservas, para substituir PMS e analisar sistemas mais ineficientes de reservas, substituindo os mesmos;

4. Se o orçamento já era, convém rever todo o plano de vendas, marketing, comercial e de revenue, substituindo os mesmos por um plano de crescimento, pois da mesma forma que esta crise é inevitável, também o mesmo para o ressurgimento.

A Hotelaria, o Turismo, a Restauração, os Eventos, etc, vão recuperar e vir mais fortes do que antes estavam, mas para isso é importante que não encerremos as nossas portas, tanto teórica como na prática.

É tempo de estarmos com as nossas famílias de nos protegermos a nós próprios, mas ao mesmo tempo que este tempo irá ser longo, podemos e devemos sem dúvida melhorar e pensar em como podemos fazer mais e melhor no nosso Futuro.

(+351) 210 994 958

Avenida Álvaro Pais, 12D Lisbon Portugal 1600-007

  • YouTube
  • Pinterest

©2019 BY TH2