• Juliana Vale

Interior Design como aliado na Hotelaria em tempos de COVID



Cá estamos em pleno outono e a temida segunda vaga de Covid chegou como previsto, mostrando-nos que as medidas de distanciamento e higiene devem continuar por um bom tempo. O que isso significa para ambientes de hotelaria?


Com soluções pensadas `as pressas para poderem operar seguramente no verão, alguns estabelecimentos tornaram- se espaços frios e sem caracter, onde a realidade da pandemia está constantemente presente, lembrando aos clientes que tudo pode estar infetado. Mas será isso o melhor que podemos fazer para cativar os hóspedes? Teremos que conviver em abientes sem alma com separadores de acrílico?


Em um cenário extremamente competitivo já não basta apenas ter o selo “clean and safe”. Para além das medidas de higiene e adaptação dos serviços, o design de interiores, mais do que nunca se tornou uma ferramenta importantíssima para ajudar hotéis e restaurantes a destacarem-se mostrarem que estão on top of the game. Aqui vão algumas dicas:


1- A chave está em converter a percepção de distanciamento social em sensação de exclusividade, tirando partido da redução do número de pessoas e transformando os espaços com pouca vida em cantos de privacidade e aconchego tornando ainda possível proporcionar aos clientes o verdadeiro sentido da hospitalidade.


2- Iluminação certa é essencial para acertar no mood do ambiente. Um item prático que traz resultados muito positivos.


3- Aprendemos com a pandemia a dar valor ao que realmente importa, portanto o design deve focar no essencial sem esquecer-se do conforto. Garantir a melhor qualidade possível, dentro do que se pode oferecer, sem demasiada pretensão.


4- Não se trata de simples decoração. A eficiência do layout, circulação, limpeza e alinhamento total com gestão operacional e housekeeping são imperativos na criação de espaços seguros e funcionais.


5- Esplanadas, por que não? Mesmo no inverno, ainda se pode contar com as esplanadas, principalmente em dias amenos. Deve-se no entanto investir na ambientação destas áreas a fim de torná-las mais agradáveis `a pele e aos olhos de quem ali se sentar para apreciar a paisagem de inverno.


Juliana Vale - Arquiteta e Interior Designer

www.julianavalestudio.com



46 visualizações

(+351) 210 994 958

Avenida Álvaro Pais, 12D Lisbon Portugal 1600-007

  • YouTube
  • Pinterest

©2019 BY TH2