Sempre que se fala a um hoteleiro português sobre a possibilidade de admitir animais de estimação na sua propriedade, caretas e arrepios tornam-se expressão. Histórias de como certa vez um cão perturbou um hóspede de tanto ladrar ou como teve que higienizar um colchão… das histórias que os hoteleiros não partilham é da vez que aquele casal estava tão entusiasmado na sua escapada romântica que todo o corredor ficou a saber da sua alegria nocturna e claro, nunca revelamos absolutamente nada sobre acidentes que acontecem aos bebés durante o baby-sitting, porque naturalmente que os mesmos também acontecem durante os cuidados com os progenitores. O que é certo é que para alguns viajantes, o cão é um amigo, um membro da família além do animal de estimação. Com a pandemia Covid-19 os animais de estimação estão a adorar o tele-trabalho com os donos sempre por perto, são "a" desculpa perfeita para sair de casa e o passe para a liberdade e autorização para circular na rua! E esse mesmo factor levou a que os números de adopção de animais de estimação aumentasse em flecha, sendo a grande preocupação dos veterinários o que pode acontecer depois do desconfinamento.
Consideramos por isso 3 pontos no que toca a admissão de animais de
estimação nos hotéis e demais propriedades de alojamento:
Não precisamos admitir cães em todos os quartos.
Ainda que a lei refira que por animais de estimação se compreendem gatos, lagartos e cobras, periquitos e demais bichos, o proprietários reserva-se o direito de apenas reunir condições para o acolhimento de cães/gatos de acordo com o seu standard de qualidade, pelo respeito ao hóspede-canídeo.
Condições & Regras precisam ser desenhadas para que os donos viagem com os seus animais alegremente, para que os outros hóspedes não se sintam prejudicados e para que a imagem da propriedade consiga manter a sua notoriedade.
Sugestão de Condições de Estadia & Permanência de Animais de Estimação
REGULAMENTO GERAL E CONSENTIMENTO
1. Admissão
O alojamento reserva-se o direito de não-admissão de animais de estimação/de companhia. Serão admitidos animais de estimação que cumpram e respeitem condições de higiene e civismo, devendo estar devidamente vacinados, com chip e acompanhados da sua documentação. Por uma qustão de logística e conforto de todos os hóspedes, o alojamento reserva-se o direito de limitar a ocupação de animais de estimação a 1 quarto, dotado com melhores condições para acolhimento do mesmo.
Caso os animais se apresentem agitados, de comportamento agressivo ou não consigam se manter em silêncio, o Hotel reserva-se o direito de solicitar a sua saída.
2. Taxas e Responsabilidade
Será cobrada uma taxa de limpeza adicional por animal, por noite a ser paga no check-in no valor de 25€. Quaisquer danos causados ao alojamento e à propriedade serão da responsabilidade dos seus donos.
3. Acessos e Áreas de Circulação
É proibida a circulação ou permanência de animais de estimação na área de restauração (e pequenos-almoços), piscina e áreas públicas. Os animais de estimação são bem-vindos nas áreas exteriores, esplanadas e sala de estar desde que acompanhados em permanência com o dono, devendo sempre circular com trela.
As áreas exteriores ajardinas e de horta são de acesso vedado a pessoas e animais. Chamamos especial atenção dos hóspedes para evitar acesso pelos animais de estimação durante os seus passeios higiénicos. A limpeza dos resíduos sólidos e líquidos é de inteira responsabilidade dos hóspedes que deverão fazer-se acompanhar de todos os utensílios necessários para a estadia do animal, (recipientes para água e ração, guia, alimentação e material de higiene).
4. Permanência nos Quartos
Dispomos de serviço de Pet Sitting para passeio e companhia dos animais de estimação. Recomendamos que os animais de estimação não fiquem por períodos prolongados nos quartos, sendo expressamente proibido a sua permanência sozinhos nos quartos depois das 21h00 e durante mais de 2h, em particular durante o serviço de Housekeeping ou outro prestado pelo alojamento.
Internamente Importa Assegurar a Seguinte Check-List:
- "Disclaimer: locais de permanência, horários de entrada/saída, regras de permanência sozinho no quarto"
- Dog Parking: ganchos exteriores para atrelar cão
- Bebedouro de Água Exterior
- Que Áreas e circuitos pode aceder em moldura informativa
- Osso de Boas-Vindas
- Sacos para higiene
- Comedouro & Bebedouro Água no quarto
- Manta/Cama para evitar que ocupe sofás ou camas
- Cobrança de Limpeza Adicional
- Serviço de Dog Sitting
- Actividades Hóspede-Cão (ou áreas comuns passíveis de uso: varandas, terraços, sala de estar...)
Em franco crescimento, o viajante com animais de estimação é considerado um nicho de mercado. Cuida do seu animal de estimação e admite-o como um companheiro de viagem, não querendo que o mesmo fique alojado em canis. As companhias aéreas facilitam o seu transporte o número de espaços de restauração que admitem animais de estimação começam a ser significativos.
Recomendamos a admissão limitada de animais de estimação, reservado a apenas 1 a 2 quartos (dependendo da dimensão e capacidade da propriedade hoteleira), mediante o pagamento adicional de uma taxa extra de limpeza e assinatura de contrato. Entre as condições de admissão e permanência, dever-se-á referir que o mesmo não poderá ter acesso a sofás, nem camas, bem como que o animal não poderá ficar sozinho no quarto por um período igual ou superior a 1h, que o ruído a partir das 22h não será aceite, limitando também o seu acesso a algumas áreas do alojamento como espaço de refeições.
Como serviços adicionais, recomendamos o contacto com profissionais de pet-sitting para oferecer esse serviço a pedido, tendo ainda na lista de contactos veterinários de urgência, bem como contactos com escolas e informação sobre os restaurantes que admitem cães, bem como lista de iniciativas outdoor que são compatíveis a realizar com um cão. Como boas-vindas dever-se-á oferecer a este hóspede uma manta/cama para o cão, um bebedouro de água, um rolo de sacos de higiene e um osso de boas-vidas, colocando no exterior um mosquetão na parede/gancho para “dog parking”
Mesmo considerando as limitações referidas, acreditamos que poder-se-á tratar de um nicho de mercado interessante, especialmente fora de época. Não é por acaso que o Ritz Carlton admite cães, bem como a maioria dos hotéis Pestana.
Comentários