Após um período complexo associado ao contexto pandémico e neste momento em situação de guerra na Europa, é importante avaliar e estar atentos aos efeitos que os mesmos possam resultar no comportamento do consumidor. As incertezas são maiores que as certezas, o turista apresenta sentimentos de medo, de necessidade e de proteção. Na verdade, a hotelaria oferece espaços e soluções para todos esses anseios, é necessário repensar e adotar medidas para dar resposta à necessidade do turista.
Neste momento as pessoas desejam viver e experienciar, apesar de todas as suas inseguranças, o sentimento de perda de grandes momentos e de grandes aventuras permanecer na mente do turista. Ele quer viver, quer sentir um ambiente único, e experienciar momentos inesquecíveis. E é aí que o marketing de experiências e relacional entra. Entenda porque é que ambos são tão importantes para o turismo!
Trabalhar com o turismo é oferecer momentos, vivências e experiências. Lidamos com sonhos, expectativas e consequentemente com os sentimentos das pessoas. E por isso percebe-se que o marketing já deixou de ser apenas divulgação e vendas e sim pensar no impacto que a empresa pode ter na vida das pessoas. Pois ao oferecer uma experiência, que atinja os sentimentos e emoções do turista pode resultar da criação de um afeto no momento que se usufrui o serviço. É importante perceber que utilizar a emoção e os sentidos através de uma experiência com a empresa, pode resultar de uma atração de clientes e possibilita a melhor divulgação, o boca-a-boca.
Para além, que tratará de uma maior fidelização, pois o serviço estará associado a algo positivo na memória do turista.
“O turismo não vive sem pessoas” afirma Cristina Siza Vieira, presidente executiva da Associação de Hotelaria de Portugal. A relação entre colaborador e consumidor é essencial na área do turismo e hotelaria, pois a partir daí é possível criar uma relação duradoura, potencializando a satisfação do cliente e resultar a sua fidelização. Ofereça um serviço personalizado, procure as necessidades e desejos do turista e ofereça o que ele pretende. Invista numa boa técnica de divulgação e sublinhe o que o torna único e autêntico.
No período pós-venda, não perca o contacto com o seu cliente, apresente sempre conteúdo útil e de qualidade, esteja sempre disposto a ajudar. Os hóspedes precisam de sentir a proximidade e um ambiente familiar, permanecer em contacto é outra vez uma forma de fidelizar e alcançar constantemente as suas expectativas.
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